Como Funciona?
O Escutismo é um jogo, portanto, o sistema de progressão pessoal funciona também como um jogo, existindo um caminho a ser feito, através de escolhas e opções pessoais.
O progresso está orientado por objetivos educativos, apresentando os seguintes componentes:
. Diagnóstico inicial - apresentação e conhecimento das CCA (Conhecimentos, Competência e Atitudes) dos aspirantes, os Patas-Tenra;
. Adesão - consciência pessoal da criança no que diz respeito ao seu progresso e à sua preparação para a Promessa;
. Promessa de Lobito - comprometimento pessoal e espontâneo, assumindo perante a Alcateia e a família;
. Escolha dos Trilhos - cabe ao Lobito tomar decisões no seu progresso visando a concretização de objetivos por ele escolhidos. Em cada Área encontrará Trilhos, em cada Trilho encontrará Objetivos, os Objetivos serão concretizados em Oportunidades Educativas. A validação dos objetivos escolhidos deve acontecer no Bando e depois no Conselho de Guias;
. Oportunidades Educativas - são as atividades escolhidas pelos Lobitos, com o apoio dos adultos, que lhes permitem concretizar os objetivos dos Trilhos;
. Relação Educativa - entre o Lobito e o Dirigente deve existir uma relação de proximidade e afeto que permita a negociação/construção do progresso a desenvolver, dando sempre que possível autonomia nas escolhas à criança;
. Diagnóstico, Avaliação e Reconhecimento - deve ser feito envolvendo os diversos intervenientes (o Lobito, a Bando, a Alcateia, a Equipa de Animação, a família, etc.)