Lei e Princípios
Lei
"É preciso lembrares-te que passando a fronteira entre a adolescência e a idade adulta, não aprendes mais a praticar a Lei do Escuta, mas a utilizas realmente na tua vida". Dizia BP em 1922 dirigindo-se a Caminheiros.
Entende-se que para o fundador do Escutismo, a Lei do Escuta não se destina só aos adolescentes, mas sim a todos. E por uma boa razão: é que a Lei é um retratamento do Evangelho e, quando observamos atentamente a Lei do Escuta conseguimos rever que a sua referência evangélica é evidente. Podemos ainda ir mais longe e encontrar traços das Bem-aventuranças bem presentes na vivência do Caminheirismo.
O escutismo, como método educativo, utiliza o jogo como instrumento pedagógico privilegiado de ação. A Lei do Escuta é uma regra do jogo, do jogo escutista, de vida comum em campo, que cada Caminheiro/Companheiro, livremente, aceita e promete cumprir. A Lei ignora as proibições, e isso é porque ela é pedagógica; mas o Caminheiro/Companheiro não deve esquecer que, acima dela, existe a Lei de Deus.
- A Honra do Escuta inspira confiança.
- O Escuta é Leal.
- O Escuta é útil e pratica diariamente uma boa acção.
- O Escuta é amigo de todos e irmão de todos os outros Escutas.
- O Escuta é delicado e respeitador.
- O Escuta protege as plantas e os animais.
- O Escuta é obediente.
- O Escuta tem sempre boa disposição de espírito.
- O Escuta é sóbrio, económico e respeitador do bem alheio.
- O Escuta é puro nos pensamentos, nas palavras e nas ações.
Assim como os 10 Mandamentos, a Lei do Escuta espelha um conjunto de valores que se espera que sejam desenvolvidos e adquiridos na vida de cada um; valores como a honra, a lealdade, a utilidade, o respeito, a amizade, o respeito pela natureza, a solidariedade, o respeito ao próximo, a boa disposição de espírito e a pureza.
Princípios
Os Princípios do Escuta definem as três dimensões da vida com que nos devemos comprometer: Deus, a Pátria e a Família.
Igualmente importante ao falar da Lei é falar da promessa escuta que em conjunto formam a base que permitirão aos Caminheiros/Companheiros construir uma personalidade mais forte e mais rica em valores.
- O Escuta orgulha-se da sua Fé e por ela orienta toda a sua vida.
- O Escuta é filho de Portugal e bom cidadão.
- O dever do Escuta começa em casa.