A Lei e as Máximas
As Leis da Alcateia:
.O Lobito escuta Àquêlá.
No primeiro artigo da Lei, estão presentes o valor da obediência e o reconhecimento da autoridade de Àquêlá (chefes, pais, professores, catequistas…), reconhecimento este que advém da capacidade que o adulto tem para ensinar, ajudar, acarinhar e proteger a criança.
. O lobito não se escuta a si próprio.
No segundo artigo, encontramos a valorização da renúncia do Lobito aos seus interesses pessoais em favor dos interesses da Alcateia. Despertando assim para a vida em comunidade, para a partilha, para o esforço coletivo, em oposição ao egoísmo e individualismo.
As Máximas:
. O Lobito pensa primeiro no seu semelhante
Esta Máxima corrobora o segundo artigo da Lei ao contrariar tendências egoístas que o Lobito possa ter. Na sua relação com os outros, o Lobito deve aprender a disponibilizar-se para ajudar os outros mesmo que isso implique deixar-se a si próprio para segundo plano.
. O Lobito sabe ver e ouvir
Ver e ouvir são fundamentais para a aprendizagem e para o conhecimento da realidade à nossa volta. E o Lobito deve ouvir e ver, não só por obediência aos mais velhos, mas também para entrar em familiaridade com todo o ambiente que o rodeia. Por outro lado, ver e ouvir á imprescindível para evitar distrações e acidentes.
. O Lobito é asseado
Através desta Máxima é pedido ao Lobito que cuide da sua higiene pessoal em pequenos gestos: cara lavada, unhas cortadas e limpas, roupa asseada, etc. Mas o seu asseio passa também pelo arrumar e limpar tudo o que diz respeito à vida na Alcateia: covil, tenda, etc
. O Lobito é verdadeiro
Seguindo o exemplo de Máugli, também o Lobito deverá procurar ser sempre verdadeiro, isto é, ser fiel ao que está a sentir e honesto sobre o que pensa. Desta forma, aprende a conquistar a confiança dos outros, mas também a assumir a responsabilidade pelas suas atitudes e a aceitar as consequências dos seus atos.
. O Lobito é alegre
A alegria faz com que cada um de nós seja mais feliz e encare e vida com leveza. De fato, rir, cantar e brincar, são receitas para uma vida plena de otimismo, que não se deixa abater pelas contrariedades. Uma Alcateia feliz, é um espaço onde se ensina o valor da alegria e a importância de nos esforçarmos por encarar a vida com otimismo.